domingo, 13 de março de 2016

Conquistando através da FÉ

Texto :

Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés
e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva".
Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia.
E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia.
Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava.
Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto,
porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada".
Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento.
Marcos 5:22-29


Para entendermos sobre o texto lido acima, vamos analisar os nossos personagens. Nos versículos 22 e 23 a história trata de um homem, dirigente da sinagoga, chamado Jairo, o qual naquela época, era um dos homens mais influentes  da cidade de Cafarnaum, líder religioso, que carregava consigo uma crença, uma cultura, um ensinamento e um preconceito particular.  A outra personagem da nossa história, é uma mulher não identificada, judeia, que sofria de sangramento a mais de 12 anos, e se imaginarmos que uma mulher tem sua menarca entre 9 e 18 anos de idade, era uma mulher entre 21 e 30 anos, e que segundo a Bíblia, já gastara todo seu dinheiro buscando a cura para sua dor e sofrimento. Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.


Agora que já conhecemos sobre os nossos personagens vamos aprender sobre o que esses fatores nos farão crescer a nossa FÉ. 


Quando o escritor de Marcos 5:22-29 relata esses dois acontecimentos, ambos ocorridos em Cafarnaum, na margem Norte do Mar da Galileia, próximo a Betsaida e Corozaim, ele nos chama atenção para fatos que impedem o agir de Deus em nossas vidas e que se não extrairmos de dentro de nós Deus não agirá, não conseguiremos sentir a presença Dele e nos sentiremos sempre solitários em nossa caminhada.


Os fatos são os seguintes:


1° Temos que reconhecer quem somos e quem Jesus É:  Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés

e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva".
Quando Jairo vai a Jesus ele deixa para trás, todo seu eu, tudo que acreditava, tudo que aprendeu em toda sua vida, interpretes bíblicos afirmam que ele se prostrou perante Jesus e implorou " Minha filhinha esta morrendo! vem por favor e impõe suas mãos sobre ela, para que seja curada e viva.
Imagine a pessoa mais influente de sua cidade tendo que se humilhar para que haja ou para que se faça algo na vida dele, imaginável não e? Foi o que pensaram aqueles que ali estavam vendo o ocorrido, e o que "sacode" o coração de Cristo a seu favor.

2° Prostra-se perante quem Jesus É: "... prostrou-se aos seus pés...", após reconhecer quem Jesus é de verdade em nossas vidas, temos que nos prostrar  perante Ele, como forma de humilhação, mostrando que nada somos, mas não nos prostrar interessados na benção, mas sim porque o reconhecemos como abençoador de nossas vidas.

3° Clamar, Implorar: "... e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva". Apos reconhecer quem somos e quem Jesus é de verdade, depois de nos prostrar perante Ele, temos que apresentar a Ele nossas necessidades, clamar ou implorar pelo nosso milagre, mesmo que não pareça fácil ou possível de realizar. Lc 1:37 " Pois nada é impossível para Deus"
Quando você clama ao Senhor, o céu espiritual se abre, e o abençoador começa a trabalhar em seu favor, e Jairo entendeu isso tanto que implorou insistentemente.

O quarto e último fator, quero apresentar ilustrando os acontecimentos de Marcos 5: 28: .. porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Este é o fator , Hb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam; Hb 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos;  A Fé, principal fator para que haja em nossas vidas milagres e conquistas tanto no plano espiritual como no plano material, para que tudo aconteça tem que ter Fé, e esse foi o fator que levou esses dois personagens obtessem vitoria e conseguissem que seus desejos fossem realizados.

 Mesmo sofrendo a mais de 12 anos, depois de toda humilhação que sofreu em sua vida, mesmo sendo uma das principais figuras daquela época, ambos decidiram deixar tudo de lado e buscaram solução para suas vidas e problemas e conseguiram ( leia Marcos 5: 22 - 43) aquilo que era impossível Jesus fez na vida deles e em sua vida o que falta para que o impossível aconteça? 

Jesus continua a passar, Ele ainda esta aí pertinho de você, só falta reconhecê-lo, prostra-se a Ele, Clamar e ter Fé, que o impossível se tornará possível. Só depende de você!

Nenhum comentário: