domingo, 4 de novembro de 2012

Cap 7 - O Matrimônio e Sua Perspectiva Bíblica


Funções E Papéis

1 Timóteo 2:12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
1 Timóteo 2:13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
1 Timóteo 2:14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
1 Timóteo 2:15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

Efésios 5:23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.

1 Pedro 3:1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,
1 Pedro 3:2 considerando a vossa vida casta, em temor.
1 Pedro 3:3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,
1 Pedro 3:4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas
1 Pedro 3:5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;
1 Pedro3:6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
1 Pedro3:7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

A maneira como a mulher dirige a palavra ao seu marido e vice-versa já demonstra se estas posições são respeitadas. Sara chamava Abraão de senhor indicando assim um alto conceito, estima e respeito por ele.

Interromper o marido publicamente é um sinal do desejo de dominar, assim como o homem maltratar sua esposa ou desprezá-la publicamente é um sinal de que sua visão de liderança é distorcida e egoísta.

Os dois devem cultivar uma admiração mútua!

A mulher não pode “condicionar” sua submissão e isso não tem nada a ver com as falhas do marido. O casamento não é construir pontes dos dois lados e destruí-la quando o outro falhar. Pedro se dirige as mulheres cujos maridos não eram convertidos e mostra como elas deveriam permanecer submissas a despeito da ignorância dos seus maridos.

Por isso a mulher deve obediência sem condicionar ou negociar, pois não faria isto com Cristo. Não é escravidão, mas obediência voluntária, motivada pelo amor, assim como a igreja o faz com Cristo.

Deus não dá licença á mulher Cristã para agir independente do homem. O corpo não funciona sem a cabeça, e sem um cabeça a personalidade mais forte é quem irá dominar.


Seis Características da Mulher Cristã – Tito 2: 5 e I Pedro 3: 1 a 7

1. Submissão voluntária;
2. Castidade ou pureza sexual;
3. Reverência ou conduta respeitosa;
4. Adorno modesto – apropriado à mulher cristã;
5. Adorno interno – o marido tem a última palavra;
6. Manifestação clara desta submissão – “chamando-lhe senhor”.

Três características do Homem Cristão – I Pedro 3: 4

1. Coabitar sabiamente – Liderar com amor e sabedoria;
2. Honrar sua esposa como vaso mais frágil física e emocionalmente;
3. Viver com ela com uma mente cristã e não mundana.


Comentário: Um Grupo nos Estados Unidos chamado “Promise Keepers” tem como objetivo resgatar os valores da liderança masculina, os quais têm se perdido durante décadas. O homem nasce de uma mulher, é criado e educado por ela. Quando vai a escola, encontra uma professora; o mesmo ocorre na faculdade; por último, tem uma mulher como chefe. Ou seja, perdeu a referência masculina e não sabe o que é liderar.

Observação: É importante lembrar que a igreja tem responsabilidade de ensinar estas verdades e não precisa de uma organização funcionando em paralelo, acima ou mesmo ligada a ela.

Nenhum comentário: