domingo, 4 de novembro de 2012

Cap 6 - O Matrimônio e Sua Perspectiva Bíblica


Quatro áreas de conflito no Matrimônio

1. Área Sexual – 1 Coríntios 7: 1-5

Deus desenhou o corpo do homem e da mulher e eles respondem aos desejos sexuais através dos hormônios. Não há nada de errado, feio ou incorreto no relacionamento sexual quando desfrutado dentro do casamento (Gênesis 2:25 - E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam).

Foi plano e propósito de Deus nos fazer assim e não sermos assexuados.

Deve haver respeito às necessidades um do outro. O prazer sexual é um fruto secundário de outras áreas que cercam o casamento. Não é área de manipulação ou chantagem. A satisfação um do outro é bíblica.

Há homens que são bestas brutas e consideram as mulheres apenas como objetos, tornando assim a relação sexual algo desagradável para elas.

Não podemos fazer com que nosso cônjuge fique vulnerável nesta área pela nossa falta de compreensão e entendimento nesta área. Deus sabe que falhar nesta área poderá abrir uma porta de grandes problemas e tentações.

1 Coríntios 7:1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
1 Coríntios 7:2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.
1 Coríntios 7:3 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.
1 Coríntios 7:4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
1 Coríntios 7:5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

O sexo é santo e sagrado, algo designado por Deus com propósito puro e especial.

a. Deus criou antes da queda do homem e o abençoou antes da entrada do pecado no mundo.
b. Deus separou esta relação como sendo indicada para celebrar a união espiritual entre duas pessoas.
c. Esta união representa a união entre Cristo e Sua igreja. Por isso é santa e sagrada.
d. A experiência desta unidade é capaz de produzir alegria e ações de graças por Deus nos proporcionar tais satisfações, pois Ele poderia ter nos feito como os animais ou não permitir o prazer desta relação.
e. Quando o sexo é reduzido a uma relação apenas biológica, haverá cada vez menos prazer! Por isso homens e mulheres estão buscando satisfação a qualquer custo recorrendo inclusive a antidepressivos, pois sua satisfação diminui cada vez mais.
f. Símbolo da relação eterna de fidelidade, pureza e companheirismo que teremos com Deus. A noiva de Cristo será exaltada a esta posição eternamente.
g. É uma relação dentro de um conceito especial – “Dois em uma só carne”, na qual estão envolvidos compromisso, aceitação, amor e segurança. Há ainda o potencial de criação: Hebreus 13:4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.


Cantares 8:7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá- lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.

2. Finanças ou Dinheiro – I Timóteo 6:17: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos.

É uma área de conflito, pois há diferenças de opinião quanto a prioridades, gastos, dívidas e contribuição. Por isso, devemos:

a. Entender os princípios bíblicos que governam o uso do dinheiro;
b. Colocar em prática estes princípios;
c. Confiar e deixar todas as coisas nas mãos de Deus (aprender o contentamento).

• Há coisas mais importantes que o dinheiro.

Mateus 6:19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mateus 6:20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Mateus 6:21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

• É Deus quem nos dá capacidade de ganhar dinheiro (trabalhando).

Efésios 4:28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.

• Cobiça, conflitos e preocupação com o dinheiro são pecados.

Mateus 6:25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Mateus 6:26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Mateus 6:27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Mateus 6:28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
Mateus 6:29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Mateus 6:30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Mateus 6:31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
Mateus 6:32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Mateus 6:33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

• Tudo que temos é emprestado, somos apenas mordomos e teremos que prestar contas da nossa administração.

1 Coríntios 4:7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?
1 Coríntios 4:1 Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
1 Coríntios 4:2 Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.



• Devolvermos uma parte do que Deus nos tem dado é parte da nossa honestidade para com Ele.
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
2 Coríntios 9:8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;
2 Coríntios 9:9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.
2 Coríntios 9:10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.


• Devemos planejar como gastaremos o dinheiro ou os recursos que Deus coloca em nossas mãos. Nosso maior problema não é a falta de dinheiro, mas a má administração.

1 Timóteo 6:7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;
1 Timóteo 6:8 tendo, porém, alimento e vestuário, estejamos com isso contentes.
1 Timóteo 6:9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
1 Timóteo 6:10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
1 Timóteo 6:11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

• Viver dentro daquilo que ganhamos e não assumindo dívidas que não poderemos pagar.

Romanos 13:8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.


3. A interferência ou manipulação dos familiares – Gênesis 2:24: Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.


a. Pai que quer usar de autoridade ou domínio sobre a casa do genro.

b. Sogra criticar a nora a respeito de como governar a casa.

c. Parentes que fazem visitas prolongadas e querem ser tratados como reis.

Provérbios 25:17 Põe raramente o teu pé na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te aborreça.

d. Parentes que pedem freqüentemente dinheiro emprestado.

e. Pais e sogros que se interpõem e querem estabelecer uma concorrência sobre quem é mais importante na família.

f. Pais que ajudam economicamente para poder dar opiniões ou exercer influência, interferindo, controlando e manipulando o casal.

Autoridade, vínculo emocional e financeiro não existem mais nesta nova unidade. Não é possível nos submetermos aos nossos pais, sogros e ao nosso cônjuge ao mesmo tempo. Por isso devemos estabelecer limites para que esta nova unidade possa se desenvolver sem interferências prejudiciais ao casal e a nova família constituída.

Provérbios 24:3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece.


4. Expectativas não Realistas sobre nosso Cônjuge.

• “Quero que meu marido seja igual ao meu pai”.

• “Quero que minha mulher seja igual a minha mãe”.

Nossas expectativas devem conformar-se à Bíblia.

Nenhum comentário: